Avaliação de Cada Questão de Uma Prova
Os testes do SAED são elaborados a partir de matrizes de referência. Os conteúdos são associados as competências e habilidades.
Avaliar como os alunos, as turmas, as escolas e a rede (publica ou privada) esta se saindo, é fundamental para traçar as políticas pedagógicas de elevar o nível dos alunos.
Se alguns alunos estão abaixo do desempenho esperado numa determinada habilidade, o professor lhes dará uma atenção especial. Àqueles alunos com desempenho está a cima das expectativas, o professor deve mantê-los atentos, sem perturbar os demais, através de algum novo desafio, mantendo-os motivados.
Por outro lado, se a maioria dos alunos da turma está com desempenho abaixo do esperado naquela habilidade, o problema pode ser mais sério. Quem sabe seja necessário um replanejamento pedagógico.
O KaptureAll EasyTest disponibiliza todos os instrumentos para avaliação dos alunos, das turmas, das escolas, da rede e agora, avalia também a qualidade de cada questão de uma prova tudo com base no INEP e na academia
Possibilita informações para que sejam verificadas a eficácia das práticas pedagógicas dos professores. Se estas precisam ser modificadas ou mantidas para atingir o objetivo: o aprendizado. O SAEB é uma ferramenta do INEP que frequentemente avalia todas as escolas públicas do país.
É fundamental que o instrumento de medida seja confiável.
Lembremos que, em 2009, o voo 447 Rio de Janeiro Paris, da Air France, caiu no mar, a 820km do arquipélago de Fernando de Noronha, matando todos os 228 passageiros devido aos instrumentos -tubos de Pitot- que informaram erroneamente velocidade do ar, aos computadores de bordo.
A verificação da qualidade e da capacidade do instrumento prova, que mede o desempenho dos alunos, é fundamental.
O KaptureAll EasyTest, a partir da V9.0 de 2024, fornece o diagnóstico para cada questão de uma prova, além de avaliar cada aluno, cada turma, cada escola e rede, pelas habilidades das competências. Veja os relatórios abaixo.
Tal qual os pilotos dos aviões, os professores tem o poder de levar seus alunos e a sociedade a diversos destinos.
Abaixo Relatório de Análise de duas questões de uma provas
Análise da Questão/Iitem 1
Item 1 IA4 |
ITEM IA4 |
|
|||||||||||||||
Habilidade: Ler dados em tabelas, gráficos de colunas ou gráficos de setor
circular |
|||||||||||||||||
Proporção das respostas |
Coeficientes Bisseriais |
||||||||||||||||
gab |
difi |
discr |
abai |
acim |
bisse |
A |
B |
C |
D |
¨_¨ |
mult |
A.1 |
B.1 |
C.1 |
D.1 |
¨_¨ |
mult |
C |
0,8627 |
0,3511 |
0,6299 |
0,9810 |
0,5453 |
0,0586 |
0,0321 |
0,8627 |
0,0178 |
0,0095 |
0,0193 |
-0,2920 |
-0,2710 |
0,5453 |
-0,1377 |
-0,1642 |
-0,2732 |
Classificação do item de acordo com
os parâmetros a, b, c da TRI |
||
a |
b |
c |
Discriminação entre os
respondentes que dominam a habilidade em questão e os que não dominam |
Determina o grau de
dificuldade do item |
Possibilidade de acerto ao acaso
(chute) |
2,071917 |
-1,42682 |
0,000002 |
Classificação
do item (pelo índice de discriminação) |
|
TCT |
TRI |
0,3511 |
2,071917 |
BOM, MAS
SUJEITO A APRIMORAMENTO |
MUITO ALTO |
O índice de dificuldade do item, quando calculado pela TCT (0,8627), foi considerado FÁCIL. Pela TRI, o item foi classificado como MUITO FÁCIL. As questões 1 e 16 foram aquelas que apresentaram maior DIFI, isto é, foram as mais fáceis.
O item foi
classificado como um item BOM, MAS SUJEITO A APRIMORAMENTO pela TCT, com índice de
discriminação de 0,351. Pelos parâmetros da TRI, foi classificado como de
discriminação MUITO ALTA. O item tem o menor DISC da prova de Matemática.
O ACIM mostra que o item foi acertado por 98,1% dos 27% dos alunos com melhor desempenho.
O ABAI mostra
que o item foi acertado por 62,99% dos 27% dos
alunos com pior desempenho.
O item teve um
baixo índice de respostas em branco, 0,99%. Isso é bom. Foi o menor índice de
respostas em branco da prova de Matemática.
O coeficiente
bisserial 0,5453 mostra uma boa correlação da resposta dos alunos de melhor
desempenho com a resposta certa do item. Observa-se que, como demonstram as
proporções de resposta, a maioria, cerca de 86% da turma, com bisserial
positiva de 0,5453, respondeu acertadamente o item.
Continue
estimulando seus alunos através da análise de fatos reais, além de criar, a
partir da coleta de dados, novos gráficos e tabelas. |
Quem Ensina Avalia quem Avalia Testa
Legenda:
gag: gabarito cuja questão foi corrigida
difi: índice de dificuldade medido da questão. Habilidade mínima que um aluno precisa para acertar o item(questão)
discr: capacidade do item(questão) em distinguir alunos na questao com diferentes habilidades
abai: eh o percentual de acertos dos alunos com menores escores (notas)
acim: eh o percentual de acertos dos alunos com maiores escores (notas)
bisse: associa o desempenho do aluno na questão ao seu desempenho no teste como um todo
Proporção de respostas: percentual de respostas dadas a cada opção da questão
Coeficientes Bisseriais: Bisserial para cada respostas
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